APRESENTAÇÃO DO LENÇÓIS JAZZ E BLUES FESTIVAL 2016

 

 

 

 

Histórico do Festival

 

O Festival - É realizado anualmente no Maranhão, nos municípios de Barreirinhas (porta de entrada dos Lençóis Maranhenses) e em São Luís (cidade patrimônio cultural da humanidade). É considerado um dos maiores eventos gratuitos do gênero no Brasil. Faz parte de um projeto de entretenimento e responsabilidade social voltado para um público diversificado composto por moradores e turistas. Na programação, realizada sempre nos dois primeiros fins de semana do mês de agosto, estão shows de artistas nacionais e internacionais, oficinas de música e capacitações profissionais, além de uma vasta programação infantil.

 

Histórico e Objetivos - Foi criado em 2009. Inicialmente era um evento fechado. Em 2011, graças à Lei Estadual de Incentivo à Cultura e ao Esporte do Maranhão, passou a ser aberto ao público. Desde essa época passou a ser patrocinado pelo Governo do Estado do Maranhão e pela Companhia Energética do Maranhão (Cemar) por meio dessa lei. Em 2016, o circuito São Luís será patrocinado pela primeira vez pela empresa VIVO.

 

O evento foi inspirado nos melhores festivais do gênero no país como o Internacional de Paraty e o de Rio das Ostras, ambos no Rio de Janeiro e o de Guaramiranga, no Ceará. Mas o festival maranhense tem características peculiares. Entre elas, a obrigatoriedade da participação de talentos da terra no casting e a contrapartida social nas cidades onde ele é realizado.

 

Objetivos: Oferecer entretenimento de boa qualidade e, ao mesmo tempo, utilizar a música como instrumento de transformação social; Contribuir para a formação de novas plateias para os gêneros musicais jazz e blues e, principalmente, para a música instrumental; Possibilitar o aperfeiçoamento musical de estudantes e profissionais de música e da área da cultura e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios de Barreirinhas e São Luís fomentando o turismo por meio da música.

 

Público - Pessoas de todas as idades entre moradores e turistas de várias partes do mundo que, além de curtirem a vasta programação cultural de forma gratuita, aproveitam o período de realização do festival para conhecer as belezas naturais e históricas dos principais destinos turísticos maranhenses: São Luís e Barreirinhas (porta de entrada do Parque nacional dos Lençóis Maranhenses).

 

Responsabilidade Social - O festival proporciona o acesso de crianças, adolescentes, adultos e idosos de baixa renda a diversos bens culturais contribuindo para a formação de novas plateias. Também proporciona aperfeiçoamento musical a alunos das Escolas de Música dos dois municípios e estudantes do Curso de Música, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Estima-se que mais de 2.200 pessoas tenham sido beneficiadas pelas ações de responsabilidade social ao longo da história do evento. O projeto também já doou centenas de instrumentos musicais para alunos das escolas públicas de São Luís e Barreirinhas e para a Escola de Música desse município. Também já proporcionou a alunos da rede estadual de ensino de São Luís visitas ao Teatro Arthur Azevedo com pequenos shows durante a ação “Ensaios Abertos”.

 

Integração Cultural - O evento promove o intercâmbio musical entre artistas da terra e artistas nacionais e internacionais possibilitando a formação de parcerias e ampliando as oportunidades de trabalho para os talentos maranhenses como convites para a participação em shows, gravação de CDs em parceria com artistas de outros estados e convites para se apresentarem fora do Maranhão.

 

Casting - A programação é minuciosamente escolhida. Todos os artistas participantes têm qualidade musical reconhecida pelo público e pela crítica especializada. Cerca de 520 artistas do Brasil e do exterior já se apresentaram nos palcos do festival. Entre eles, o pianista Andre Mhemari, o gaiteiro Renato Borgheti, o violonista Manassés, o percussionista Carlos Pial, o gaitista Jefferson Gonçalves, o guitarrista e cantor Artur Menezes, o duo Duofel, MB Trio, Yamandu Costa, Ithamara Koorax, Victor Biglione, a harpista Cristina Braga, Marcelo Carvalho, Gilson Peranzetta, Mauro Senise, Nelson Faria, Ney Conceição, Artur Maia, Filó Machado, Marco Pereira, Zé Américo Bastos, Mestrinho, Arlindo Pipiu, Ted e Pablo, a alemã Andrea Canta, os americanos Atiba Taylor, Jim Howard III e JJ Jackson, as bandas Clusters Sisters, as cantoras Paula Santoro, Taryn Szpilman, Joyce Moreno, a cubana Yilian Canizares e, João Pedro Borges, entre outros artistas consagrados.

 

O Festival em números - estima-se que cerca de 56 mil espectadores já tenham participado do evento, que ao longo de sua história, gerou mais de 150 empregos diretos e indiretos para músicos, cantores, técnicos de luz, de som, produtores, diretores de palco, fotógrafos, jornalistas e oficineiros.

 

O Festival como produto turístico do Maranhão - O Projeto Lençóis Jazz e Blues Festival foi apresentado como uma das atrações turísticas do Maranhão durante o XXXVI CBGTUR - Congresso Brasileiro de Guias de Turismo (CBGTUR). O evento foi realizado pela FENAGTUR – Federação Nacional dos Guias de Turismo e o SINDEGTUR/MA - Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Maranhão, no período de 23 a 29 de Maio de 2016, em São Luís. Na ocasião, Tutuca Viana exibiu um vídeo institucional do festival que mostrou os dois circuitos do evento, a programação de responsabilidade social e o casting de artistas que já participaram. Também falou do potencial atrativo do projeto para captar turistas nacionais e internacionais. Em seguida, o organizador do evento sorteou camisas do festival, distribuiu panfletos e convidou os participantes para visitarem São Luís e Barreirinhas na época do Lençóis Jazz e Blues Festival. “Muitos já conhecem esses dois destinos turísticos, mas no período do evento essas cidades respiram música. O clima fica diferente, ainda mais festivo e alto-astral”, destacou Viana.

 

Para obter mais informações sobre o evento, considerado um dos maiores do gênero no país, basta acompanhar o Lençóis Jazz e Blues Festival nas redes sociais:

Facebook: /LencoisJazzBluesFestival

Twitter: @LencoisFestival

Instagram: @lencoisfestival

YouTube: /lencoisfestival