GILSON PERANZZETTA

 

 

 

SHOW COMO UM VINHO

 

70 ANOS DE VIDA | 60 ANOS DE MÚSICA

 

 

Mais um grande artista da música popular brasileira completa 70 anos esbanjando energia. Gilson Peranzzetta comemora, em 2016, sete décadas de vida e seis de música.

 

Músico completo (pianista, compositor, arranjador, produtor e maestro) Gilson Peranzzetta é, sem dúvida, um dos mais renomados músicos brasileiros da atualidade, referência na música brasileira.

 

Vencedor de cinco Prêmios da Música Brasileira, citado pelo maestro e produtor Quincy Jones como um dos maiores arranjadores do planeta, Peranzzetta é um dos nomes brasileiros de maior reconhecimento no Brasil e no exterior, especialmente pela sofisticação de suas composições e arranjos e sua excelência como solista.

 

Peranzzetta está sempre envolvido em vários projetos e em 2016, estão a gravação de seu 50º álbum, gravado ao vivo na Sala Cecília Meireles, o lançamento de um song book e turnê pelo Brasil e exterior.

 

Para esta apresentação no Lençóis Jazz e Blues Festival Gilson Peranzzetta se apresenta em trio ao lado de Rômulo Gomes (baixo) e João Cortez (bateria).

 

GILSON PERANZZETTA

 

Citado por Quincy Jones entre os maiores arranjadores do planeta, cinco vezes vencedor do Prêmio de Música Brasileira, Gilson Peranzzetta é autor de 200 canções, entre elas Love Dance, Setembro e Obsession, sucessos mundiais. Contabliza em sua discografia 50 cds solo, além de incontáveis álbuns onde atuou como produtor, arranjador, solista e regente.

 

Iniciou seus estudos de piano muito cedo e aos 16 anos gravou seu primeiro disco. Estudou no Conservatório Brasileiro e na Escola de Música da UFRJ. Em 1971 se muda para Barcelona onde por três anos estuda técnica pianística com Petri Palau de Claramunt e tem algumas aulas de orquestração com o renomado compositor catalão Federico Mompou.

 

Em sua produção musical, Peranzzetta compôs 200 músicas, lançou 50 CDs solo, além de centenas de CDs gravados para diversos artistas como arranjador, pianista e produtor.

 

Considerado um dos compositores mais refinados da música brasileira é autor de músicas que se tornaram sucessos mundiais como LOVE DANCE e SETEMBRO, em parceria com Ivan Lins e OBSESSION, em parceria com Dori Caymmi. Artistas nacionais como Djavan, Ivan Lins, Leila Pinheiro, Leny Andrade, Dori Caymmi, Nana Caymmi, Edu Lobo e artistas internacionais como George Benson, Sara Vaughn, Quincy Jones, Dianne Schurr, Dianne Reeves, Toots Thielemans, Shirley Horn, Nancy Wilson e Barbra Streisand gravaram suas músicas.

 

Sua música SETEMBRO foi incluída na trilha sonora da premiada série norte-americana Dallas e no filme Boys´n the Hood. SORRISO DE LUZ foi trilha da mini-série brasileira Labirinto e da novela FLOR DO CARIBE, CANTO DO LOBO foi trilha da novela EM FAMÍLIA e CIÚME, no filme Dom, estrelado por Marcos Palmeira e Maria Fernanda Cândido.

 

Para a música de concerto, Gilson compôs e orquestrou as suites MIRAGEM , estreada pela Jazz Sinfônica e METAMORFOSE estreada pela a OSB, em ambas sendo o solista, ao piano.

 

Atuou como solista, arranjador e ou regente para a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), Orquestra Petrobrás Sinfônica, Orquestra Sinfônica Nacional UFF (OSN), Pittsburgh Symphony Orchestra (EUA), Metropole Orkest (Amsterdã), Jazz Sinfônica (São Paulo), Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, Orquestra dos Sonhos, Amazonas Jazz Band, UFRJazz, Camerata de Blumenau.

 

Com sólida carreira internacional apresenta-se anualmente nos mais importantes festivais na Europa, Estados Unidos e Japão. Elaborou arranjos e regeu a WDR Big Band de Colonia (Alemanha), por 3 vezes e atuou como solista e arranjador da Metropole Orchestra (Holanda).

 

O cd Iluminado – Dominguinhos, que deu a Peranzzetta pela quarta vez o Prêmio da Música Brasileira de Melhor Arranjador, recebeu também o XIII Grammy Latino de melhor álbum de música de raízes brasileiras.

 

Em 2014 Gilson Peranzzetta recebeu, pela quinta vez o Prêmio da Música Brasileira de melhor arranjador, pelos arranjos para a Metropole Orkest (Amsterdan). Ainda em 2014 Gilson lança 3 cds – Quero Te Dizer Que Eu Amo em parceria com Tito Madi, Folias de Um Natal Brasileiro em parceria com Chico Lobo e Carlinhos Ferreira e Pattápio e Callado em duo com a flautista Zélia Brandão.

 

Em 2015 Gilson Peranzzetta assina a direção musical e arranjos do cd Abre-Alas (Canções de Ivan Lins) do cantor João Senise, apresenta-se no San Francisco Jazz, na Califórnia. Em setembro apresenta-se em New York no Americas Society em duo com o pianista Cliff Korman e como solista convidado da Manhattan School of Music Jazz Philharmonic Orchestra, tocando 5 arranjos de sua autoria.

 

Ainda em 2015 lança mais 2 cds “DOIS NA REDE” e REPERCUTINDO, pelo selo Fina Flor.

 

Em dezembro de 2015 Gilson estréia sua Banda Brass de Pina no show de João Senise em homenagem a Frank Sinatra, na Sala Cecília Meireles. Esta apresentação foi gravada ao vivo e o cd foi lançado em abril deste ano.

 

O ano de 2016 começou em grande estilo. Gilson acaba de gravar um cd em trio com Wanda Sá e Mauro Senise, vai participar como solista e arranjador em 5 músicas para o novo cd de Alaide Costa, está fazendo a direção musical e arranjos do 4º cd do cantor João Senise “Influência do Jazz” e no dia 15 de abril inicia na Sala Cecília Meireles a turnê comemorativa de seus 70 anos de vida.

 

Em 2016 apresentou no Festival de Guaramiranga, no Festival Rio Santos Jazz e gavou ao vivo o cd comemorativo de 70 anos de vida, na Sala Cecília Meireles.

 

 


 

 

ATRAÇÕES