SÉRGIO GALVÃO

 

 

 

Jazz |Latin Jazz | Brazilian Jazz

 

Nascido em uma família genuinamente musical, Sérgio Galvão é um dos músicos que mais contribuiram para a produção musical no Brasil desde meados da década de 1980, quando deixou Brasília, sua cidade natal e se mudou para o Rio de Janeiro. De lá pra cá tocou e gravou com os mais respeitados artistas brasileiros como Rosa Passos, Roberto Carlos, Simone, Guinga, Roberto Menescal, Flavio Venturini, Beto Guedes, Leila Pinheiro, Leny Andrade, Orquestra Imperial, entre muitos outros.

 

Em 2013, após quase 30 anos de carreira, Sérgio foi para os EUA onde gravou e lançou seu álbum de estréia, Phantom Fish. O disco é um apanhado da carreira do saxofonista e conta um pouco de sua história ao reunir composições próprias e releituras de dois de seus grandes ídolos, Moacyr Santos e Baden Powell. O álbum, produzido pela baixista brasileira radicada em Nova Iorque Amanda Ruzza, contou com a participação de Claudio Roditi, Leni Stern, Chris Stover, Leo Genovese, Aruan Ortiz, Mauricio Zottarelli e Alex Nolan. Esse encontro de músicos de toda parte do mundo em uma cidade como Nova Iorque deu ao disco uma identidade bastante própria com alma latina, viva e pulsante, e corpo forte, firme, característico do jazz americano.

 

O álbum teve ótima aceitação nos EUA e chegou a ser indicado a prêmios em algumas competições internacionais. Entre elas o Grammy Awards 2014, em duas categorias: Melhor Álbum de Latin Jazz e Melhor Solo Improvisado de Jazz (por duas faixas). Nas rádios, entrou para a programação de mais de 160 emissoras americanas e atingiu o 118º lugar nas “paradas”. Um feito bastante raro para um músico estrangeiro e desconhecido do grande e exigente público norte-americano.

 

Em janeiro de 2014, com o sucesso de Phantom Fish na bagagem, Sérgio embarcou para uma turnê que em pouco mais de três meses atravessou as costas leste e oeste norte-americanas e passou por casas como o lendário Blue Note e o Shape Shifter, em Nova Iorque. De volta ao Brasil, Galvão reuniu alguns dos grandes músicos do país para montar a versão brasileira de seu show que passou por cidades como Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte e contou com a colaboração de músicos como Gilson Peranzzetta, Ricardo Silveira e Kiko Freitas.

 

Em 2015, Galvão embarcou para uma nova turnê internacional. Foi a vez dos europeus conhecerem e se encantarem com a música de Sérgio Galvão. Após uma série de mais de 10 shows entre grandes capitais como Paris, Berlin, Roma e cidades menores como Rouen na França e Pavia na Itália. O sucesso foi tanto que ainda em 2015, o saxofonista se mudou para a França, onde atualmente se dedica ao seu quarteto com alguns dos mais celebrados nomes da cena parisiense, como o baixista cubano Felipe Cabrera e seu conterrâneo e baterista, Lukmil Perez.

 

Em 2016, Galvão e seu quarteto seguem para uma série de shows em Festivais da Europa, Austrália e Brasil.

 

“A remarkably gifted saxophonist-composer and in-demand session player, Brazilian Sérgio Galvão is a talent worthy of wider recognition beyond his home base in Rio de Janeiro. (…) Nearly 30 years in the making, Phantom Fish heralds the arrival of a new saxophone colossus on the international jazz scene.” Bill Milkowski

 

Bill Milkowski is a New York-based music journalist who contributes to several Jazz publications in the U.S, Europe and Asia. Milkowski is the author of five books including “JACO: The Extraordinary and Tragic Life of Jaco Pastorious” and “Keith Richards: A Rock’n’Roll Life”.

 

Destaques desde o lançamento de Phantom Fish, no final de 2013:

 

2014 Grammy Awards - semifinalista em 02 categorias:

- Best Latin Jazz Album (Phantom Fish)

- Best Improvised Jazz Solo (Phantom Fish and Amphybious)

 

O álbum foi tocado em mais de 250 rádios do mundo inteiro (160 nos EUA)

 

Se apresentou em casas lendárias como o Blue Note New York e o Auditorium Milan.

 

Turnês bem sucedidas nos EUA, Europa e Brasil – mais de 20 cidades

 

Apontado como o 8th Best Soprano Saxophone Player Worldwide em 2013 pela revista Jazz Station (Prêmio Annual do Jornalista Arnaldo DeSouteiro)

 

Entrou para o seleto time de endorsers da maior fabricante de Saxofones do mundo Selmer Paris ®.

 

Contato:

Felipe Galvão

+55 21 96931 0300

felipeogalvao@gmail.com

 

AO VIVO:

Blue Note NYC: Meu Nobre (Sérgio Galvão)

SESC Instrumental SP: Vou Deitar e Rolar (part. Gilson Peranzzetta)

SESC Instrumental SP: Quintessência / Mandruzza (J.T. Meirelles / S. Galvão)

SESC Instrumental SP: Phantom Fish (Sérgio Galvão)

 

Links Úteis:

Site Oficial

Facebook

YouTube

Spotify

SoundCloud

iTunes

 

Programas:

Instrumental Sesc Brasil

Programa Passagem de Som

Um Café Lá em Casa – com Nelson Faria

Especial Canal Curta!

 

Imprensa:

Internacional

The West Australian (AUS)

Jazz Weekly Magazine (USA)

The Jazz Writer (USA)

Smooth Jazz Daily (USA)

Kamp Student Radio (USA)

Jazz-Blues (USA) – page 12

Tom Hull (USA)

Tom Hull 2 (USA) – page 4

Jazz Station (USA)

Jazz Station – Best of 2013 (USA)

Brasil

Correio Braziliense: “Sérgio Galvão se destaca em New York”

Correio Braziliense: “Um brasiliense no coração do Jazz”

Só Jazz

Meon

Casarão Ameno Resedá

Belo Horizonte

São Paulo

 

 


 

 

ATRAÇÕES